O bairro colonial

Image
O porto velho, segundo Benito Quinquela Martín.

Ariel Kocik. A história da Argentina e do Brasil possui coisas parecidas e muitas diferenças. Muitas pessoas acreditam que Buenos Aires não teve uma influência dos negros. Na verdade, na área de Riachuelo, na boca do rio, existiu um centro de venda de escravos, em meio da movimentação do porto, que mais tarde foi povoado por famílias de imigrantes italianos. Os escravos trabalhavam no serviço doméstico das ricas famílias portenhas.

Image
A atual Plaza de Mayo de Buenos Aires. (gohete.edu.ar)

O chamado virreinato do rio de La Plata não tinha grandes canaviais, nem grandes centros metalíferos. A principal fonte de recursos era o comércio e muitas vezes o contrabando. A cidade tinha casas baixas e muito barro nas suas ruas, consequência da grande umidade da região. Os imigrantes europeus diziam que as meninas portenhas eram bonitas e cheia de graça, treinadas na tertulia e no canto desde pequenas, participavam de frequentes reuniões sociais, onde faziam-se negócios e os casais se conheciam. O desenho da cidade corresponde aos ideais espanhóis, regular, ao redor da praça, do forte, da igreja principal e do cabildo. Diferente da Colónia do Sacramento, com aporte português.

Image
Morro da favela. Tarsila do Amaral

Ao sul da atual plaza de Mayo moravam  importantes famílias, os residentes de San Telmo, o antigo bairro colonial de Buenos Aires. O bairro tornou-se boêmio e até malandro. Num sentido, tem pessoas que acham que o San Telmo é o Montevideo antigo mesmo, ou até o bairro Lapa do Rio de Janeiro, com a história e os ritmos vivos nos seus portais e nos paralelepípedos das ruas. A origem marginal do tango, também é comparável ao espírito democrático do samba.

rafael barradas
Montevideu e Buenos Aires. Rafael Barradas
Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s